“Fonte das Freiras” ao abandono

Pode ler-se no site do Município

“O Concelho de Figueiró dos Vinhos possui, no contexto do património cultural e arquitectónico, vários edifícios e marcos históricos dignos de registo e menção.

Fonte das Freiras
Construída para servir o Convento de Nossa Senhora da Consolação, a Fonte das Freiras é dele o único vestígio remanescente. Embora a data aposta na moldura indique 1692, esta deve ser mais antiga, … “Ler mais em n http://cm-figueirodosvinhos.pt/c/o-concelho-patrimonio-historico-e-religioso.html

 

Pode ler-se, também, no FLICKR da Biblioteca Municipal:   https://www.flickr.com/photos/bmfigueirodosvinhos/sets/72157613048420342/
Fui alertado por vários Figueiroenses para o estado de abandono a que está votada a Fonte das Freiras. Na verdade este espaço importante da nossa Vila encontra-se como as imagens documentam: sujo, cheio de ervas, lixo e silvas.  Este é um caso que envergonha Figueiró.

Sendo a nossa terra conhecida pela sua beleza e encanto natural, não se compreende que “sítios” como este de que fazemos promoção em termos culturais e turísticos possam sofrer tamanha negligência e desleixo.

Tendo em conta que uma boa parte do turismo se faz baseado no património histórico, é possível compreender a atenção e o cuidado que “sítios” como este deveriam merecer por parte dos poderes públicos, isto é da actual Câmara Municipal.

 

Para os que só olham para os bonecos. Fotografias tiradas no dia 20.07.2016

ff16

FF2 FF3 FF4 FF5 ff7 ff8 ff9 ff10 ff11 ff12 ff14 ff15  ff21 ff22 Fonte Freiras 1

Infelizmente, é este o cartão-de-visita que temos para apresentar. É pena que assim seja.

 

Sinal degradado Fonte Freiras

Em 28 de Novembro de 2015 chamei a atenção para a degradação da placa de trânsito, qual achado arqueológico,  que ali se encontra.   Até ao dia de hoje a situação, infelizmente,  mantém-se. Mal.

A sinalização de trânsito é o meio de comunicação entre o sistema de trânsito e cada um de nós.

No seu especto mais geral a sinalização de trânsito compreende placas, marcas, luzes, gestos, sons, marcos e barreiras

“A falta de manutenção dos sinais de trânsito das estradas portuguesas é responsável por cerca de 30% dos acidentes”.  Carlos Barbosa, ACP; Ana Raposo, Ass. Port. Sinalização Segurança Rodoviária.

Uma  localidade bem sinalizada é  uma localidade mais segura para todos.

 

Fotografias tiradas no dia 20.07.2016

 

3 comentários

  • Desconhecida's avatar

    Quando a prioridade são festas está tudo dito. Ainda bem que se vão já embora para o ano.

    Gostar

  • Desconhecida's avatar

    É uma pena que estejamos a deixar acabar o pouco que temos. Esta é uma zona que me diz muito e em que eu brinquei quando era pequena.Já não bastava a casa em ruínas que lá se encontra e em risco de cair para se juntar mais este desleixo. Não sabemos potenciar o que temos de bom e bonito na nossa terra. Enfim

    Gostar

    • josefidalgoavelar
      josefidalgoavelar's avatar

      Realmente é uma pena que não saibamos aproveitar as nossas potencialidades e o que temos de melhor. Para quem cá vive e para quem nos visita. Obrigado pela sua participação cívica.

      Gostar

Deixe o seu comentário. Obrigado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.