Tarda a dignificação do Pelourinho de Aguda

Viver bem em Aguda também é … proteger, preservar e valorizar o património classificado
Primeiro em 12/09/2014 e depois em 27 de Abril de 2016 alertei AQUI para esta situação que urge resolver e que só peca por tardia.
O conhecimento, estudo, proteção, valorização e divulgação do património cultural constituem um dever do estado (…) e das autarquias locais. (Lei de bases da política e do regime de proteção e valorização do património cultural: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro, Artº. 3º).
Situado no Largo D. Sancho II, em Aguda, o Pelourinho da Bola, como é vulgarmente designado, é o único dos antigos marcos jurisdicionais existente no concelho, declarado Imóvel de Interesse Público em 1933. Marco da Administração da Justiça no século XVI, apresenta um estilo marcadamente manuelino, estando a sua construção associada à concessão do título de Vila a Aguda, bem como à outorga de Foral novo, por D. Manuel I em 1514.
A deslocação do Pelourinho para o espaço em frente faz todo o sentido de forma a salvaguardar e valorizar um património único no concelho. Valoriza o espaço que está degradado, protege o Pelourinho e confere-lhe uma outra dignidade. Uma medida no âmbito cultural que vale a pena tomar e que só peca por tardia.

Passagem do Pelourinho de A para B com arranjo do local
