Monthly Archives: Maio 2017

No Dia Nacional das Colectividades, que hoje se assinala, saúdo todas as colectividades e associações do nosso concelho

Comemora-se, hoje, um pouco por todo o país, o Dia Nacional das Colectividaes efeméride que reconhece o importante contributo do associativismo para o desenvolvimento cívico, social, cultural, desportivo, recreativo e educativo da nossa comunidade.

Em Figueiró dos Vinhos, conheço bem esta realidade. São muitas as entidades associativas sediadas no nosso território, desde a Filarmónica aos Bombeiros Voluntários e á  Associação Desportiva que ainda há pouco nos deu a todos uma enorme alegria com a subida á Divisão de Honra, passando pelas associações de âmbito cultural, recreativo, social e tantas outras –  que não tento estatuto jurídico se organizam, associam e trabalham em prol de um amor bairrista à sua terra de que são exemplo as comissões de festas das nossas aldeias, os grupos e bairros de Carnaval ou mais recentemente as marchas populares –  parceiros insubstituíveis das autarquias na construção quotidiana deste concelho, que ambicionamos cada vez melhor e mais desenvolvido.

Saúdo, nesta ocasião, todas as coletividades e associações do nosso concelho, expressando, aos seus dirigentes, actuais e passados, e aos seus associados profundo reconhecimento pelo trabalho altruísta e de inegável valor, muitas vezes esquecido e desvalorizado, em prol do desenvolvimento da nossa terra e da qualidade de vida das nossas populações.

 

Nota: Um Agradecimento à União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas e na pessoa do seu Presidente Engº Filipe Silva, pelo reconhecimento público que levou a efeito, recentemente no Dia da Freguesia, para com as associações e colectividades do seu território.

 

Bem-hajam.

Obrigado.

 

 

 

 

 

Ordem de Trabalhos da reunião de câmara de 31 maio de 2017

A próxima reunião de câmara realiza-se no dia 31 de maio, quarta-feira, às 17h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

A sua opinião é importante.  Qualquer sugestão, proposta ou critica que pretenda fazer, acerca destes ou outros assuntos, pode fazê-lo para o email: josefidalgoavelar@gmail.com ou para o  telm. 919 65 45 39

 

Para ver a Ordem de Trabalhos clique AQUI

 

Obrigado

 

Preocupações de Figueiroenses com a sua terra

Ao longo destes anos tenho pedido a participação dos Figueiroenses neste meu mandato como Vereador na Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos e tenho recebido, felizmente, muitos contributos, sugestões, alertas e até criticas. Agradeço a todos.

Trago hoje ao conhecimento três casos, três preocupações, que me fizeram chegar e que partilho convosco.

 

Para os que só olham para os bonecos as Fotografias foram tiradas a 10.05.2017

 

O Jardim Municipal está a ser alvo de  intervenção com um apoio de 82.513,06 euros através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER) correspondendo a um investimento total de 97.074,19 euros.  No jardim de baixo  procedeu-se, entre outras alterações, ao arranjo dos canteiros de relva com introdução de umas placas de metal que circundam toda a relva para precaver eventual erosão.  Verifica-se, no entanto,  que estas placas de metal podem, eventualmente,  constituir um perigo para quem escolha o local para passear ou brincar, no caso das crianças, se tiveram o azar de ali cair. Em anos anteriores, no Verão, são disponibilizados carrinhos e bicicletas para os mais pequenos utilizarem o que pode (se este ano a autarquia mantiver a medida) potenciar o perigo.   Ficam as fotografias para melhor podermos entender a preocupação destes Figueiroenses.

 

 

Um ouro caso que trago aqui refere-se à ausência de limpeza da Av. 24 de Junho (Chávelho – Escola Secundária). Sabemos que a vegetação está sempre a crescer e que este é um processo contínuo que nunca acaba.  O certo é  que a Avenida tem estado ao abandono e as imagens assim o demonstram.

 

 

 

Uma outra preocupação que me foi transmitida por uma Figueiroense tem lugar na Rua José Simões Abreu. No Ribeiro Travesso está, há várias semanas, um ramo de uma árvore, em cima de fios, e em risco de cair em cima de alguém que por ali passe ou de algum veículo que por ali circule. Até quando?

 

 

 

 

Apresentação dos candidatos às Câmaras Municipais do distrito de Leiria

Comemoração do 43º aniversário do Partido Social Democrata. e da Apresentação dos candidatos às Câmaras Municipais do distrito de Leiria, Pombal, 6 de maio 2017.

Várias dezenas de figueiroenses acompanharam o Engº Luís Filipe Silva candidato da coligação PSD – CDS à Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos nesta sua apresentação em Pombal.

 

Pode ver mais fotografias  AQUI . Mais fotografias disponíveis em >> http://bit.ly/2pO2SUH

 

 

Pedro Passos Coelho com os candidatos

 

 

 

Feliz Dia da Mãe a todas as Mães do nosso concelho

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro domingo do mês de maio.

Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio.

A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

Os nossos bombeiros merecem todas as comemorações do mundo. Feliz Dia do Bombeiro.

DIA INTERNACIONAL DO  BOMBEIRO

 

O Dia Internacional do Bombeiro comemora-se anualmente 4 de maio.

Em diversos países da Europa e do mundo celebra-se o Dia Internacional do Bombeiro a 4 de maio por este ser o dia de São Floriano, o padroeiro dos bombeiros.

Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros.

Os nossos Bombeiros merecem todas as comemorações do mundo.

Obrigado por tudo.

Feliz Dia do Bombeiro.

 

 

 

 

Figueiró dos Vinhos e Bairradas celebra DIA DA FREGUESIA

Dia 1 de maio, Figueiró dos Vinhos celebrou, com casa cheia, o Dia da Freguesia. 

Estivemos presentes num dia de festa em que  se evocou a história e identidade de um povo e que contou com a adesão expressiva de muitos Figueiroenses.

 

O programa  começou com a deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo dos senhores de Figueiró e Pedrogão na Igreja Matriz de Figueiró dos Vinhos.

 

A Sessão solene decorreu na Casa das Cultura e nela foram agraciados Associações e Instituições do Concelho, todos os Presidentes de Junta desde 1976 até aos dias de hoje e Figueiroenses que se destacaram na sua vida pessoal e colectiva da Freguesia.

 

A cerimónia foi presidida pelo Presidente, da União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas, Engº Filipe Silva, e contou com a presença do Sr. Vice-Presidente da ANAFRE, Armando Vieira, Sr. Presidente da Câmara, Sra. 1ª Secretária da Assembleia Municipal e individualidades civis e militares da Freguesia e do Concelho.

 

O livro Figueiró dos Vinhos 8 séculos de história. Passado. Presente e Futuro, da autoria de Miguel Portela, foi apresentado na ocasião e constituiu um dos pontos altos da cerimónia.

 

Foram homenageados e atribuída a medalha de honra da freguesia a todos os presidentes de junta de freguesia de Figueiró dos Vinhos e Junta de Freguesia de Bairradas que serviram e exerceram funções desde 1976, data em que ocorreram as 1.ªs eleições autárquicas livres e democráticas.

 

  1. José de São José Simões presidente de Abril de 1976 a Dezembro de 1976;

 

  1. Álvaro dos Santos Lopes de 1977 a 1990 será homenageado a título póstumo;

 

  1. Fernando Manuel David dos Santos Lopes de 1990 a 1993;

 

  1. Fernando Manuel Carvalho Batista presidente de 1993 a 1997;

 

  1. Pedro Miguel David dos Santos Lopes de 1997 a 2002;

 

  1. Amândio Manuel Ideias Mendes presidente de 2002 a 2009

 

  1. Luís Filipe Antunes da Silva presidente da Junta de Freguesia de Figueiró dos Vinhos de 2009 a 2013;

 

  1. José Pires Caetano presidente de junta de freguesia de Bairradas de 1985 a 2005;

 

  1. Carlos Alberto Dias Martins presidente de junta de freguesia de Bairradas de 2005 a 2009;

 

  1. Carlos Alberto Martins Silva presidente de junta de freguesia de Bairradas de 2009 a 2013.

 

Foram  distinguidos com  a atribuição da medalha de mérito a personalidades da freguesia que se destacaram por elevados serviços prestados na promoção e dignificação da freguesia.

 

Eurico Farinha Medeiros

 

Jorge da Conceição Lopes
Foi reconhecido o papel e valor das instituições DA FREGUESIA (com mais de 20 anos de existência) que foram homenageadas pelo trabalho desenvolvido nas áreas, cultural, desportiva, social, humanitária, cooperativa e escutismo, e que tem levado bem longe o nome de Figueiró dos Vinhos e das suas gentes. Foram elas:

 

  1. Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos

 

  1. Sociedade Musical Instrução e Recreio Figueiroense (Filarmónica Figueiroense)

 

  1. Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos

 

  1. Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos

 

  1. Conferencia São Vicente Paulo – Vicentinas

 

  1. Corpo Nacional de Escuteiros – Agrupamento 148 Escutismo Católico Português

 

  1. Grupo de Voluntariado Comunitário da Liga Portuguesa Contra o Cancro do Concelho de Figueiró dos Vinhos

 

  1. Grupo Coral São João Batista

 

  1. FICAPE – Cooperativa Agrícola do Norte do Distrito de Leiria

 

  1. Clube de Caçadores Bairradense

 

  1. Centro de Convívio Aldeia Ana de Aviz

 

  1. Grupo de Estudo e Divulgação das Artes Musical e Teatral, Jograis e Trovadores

 

  1. Clube Náutico de Figueiró dos Vinhos

 

  1. Centro Hípico de Figueiró dos Vinhos

 

 

  1. Crédito Agrícola Mútuo da Zona do Pinhal

 

 

Como reconhecimento dos bons e efetivos serviços prestados à Junta de Freguesia temos os funcionários mais antigos do quadro desta Junta de Freguesia:

 

Paulo Sérgio Grinaldi Martins, assistente técnico com 15 anos de serviço;

 

Carlos Manuel da Conceição Santos Rosa, assistente operacional com 14 anos de serviço.

 

José Alberto Alves Simões, assistente operacional com 11 anos de serviço.

 

 

Foi, ainda, atribuída a Medalha de Honra da Freguesia à Associação Nacional de Freguesias – ANAFRE, como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados às freguesias de Portugal. Recebeu o Senho Vice-Presidente Armando Vieira.

 

Atribuída, também a medalha de mérito da freguesia a Miguel Ângelo Portela da Silva Caetano como reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados à freguesia de Figueiró dos Vinhos e aos figueiroenses.

 

 

A cerimónia contou com a actuação da  Filarmónica Figueiroense (a mais antiga Associação da Freguesia). A terminar os presentes puderam apreciar a exposição “Olhares sobre Figueiró” no piso inferior do edifício e saborear um Porto de Honra.

 

Foi um dia brilhante que dignificou a União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas e todos os Figueiroenses e que contou com a apresentação da Dra. Carla Simões que esteve exemplar.

Parabéns ao Engº Filipe Silva, Presidente da Junta, a todos os homenageados e a todos os intervenientes que levaram a cabo esta brilhante iniciativa.

 

O Dia da Freguesia passa a celebrar-se anualmente a 1 de maio.