Monthly Archives: Junho 2016

Fragas de S. Simão – Freguesia de Aguda – Figueiró dos Vinhos

Todos sabemos que a Primavera (começou a 20 de Março), é a estação do ano  que se segue ao Inverno e precede o Verão, em Junho. Todos sabemos isso. Como também sabemos que a época balnear ainda não começou no nosso concelho embora haja concelhos do litoral que já a iniciaram.

Isto para dizer que com o bom tempo há quem já procure as nossas praias fluviais quanto mais não seja para passeio e lazer. Acredito que a Câmara Municipal tenha já previsto e calendarizada uma intervenção (ainda não houve muito tempo para isso, saímos há pouco do inverno)  nas praias fluviais e zonas envolventes no sentido de as limpar e tornar aprazíveis para quem nos visita.

Vem isto a propósito do alerta que recebi de uma cidadã do nosso Concelho que passo a transcrever na íntegra:

”Boa tarde, hoje (1 de Maio) fui às fragas de S. Simão estava tudo sujo e cheio de árvores caídas que cortou muitos dos acessos a locais e paisagens que trazem pessoas ao nosso concelho, com a chegada do verão já lá estavam algumas pessoas de visita e estava tudo muito sujo, penso que com a chegada do verão as fragas precisam de uma intervenção para todos os que gostam de usufruir daquele espaço. Obrigada.”

Agradeço o alerta. Este é um exemplo de cidadania actica que defendemos. Participe, sugira, opine e proponha soluções para os problemas que entenda por bem suscitar.

Todas as fotografias  foram tiradas no dia 2 de Maio de 2016

fragas 5 fragas 7 fragas 6 fragas 4 fragas 3 fragas 2 Fragas 1

FRAGAS

 Fotografias tiradas a 02 de Maio de 2016

Freguesias comemoram 100 anos

As Freguesias nasceram há 100 anos.

A publicação da lei de 1916 que passou a designar as paróquias civis como freguesias, faz hoje um século.

No dia em que se assinala o centenário das freguesias, manifesto a minha gratidão a todos os homens e mulheres que desempenharam ou desempenham funções na Juntas de Freguesia e que com esforço, trabalho e dedicação contribuíram e  contribuem para a melhoria da vida da sua comunidade.

Parabéns a todos os Autarcas de Freguesia.

Concelho freguesias 1

Protocolo assinado com governo de Passos Coelho permite a Figueiró ter Espaço do Cidadão

Foi uma das novidades do Programa Aproximar do Governo de Pedro Passo Coelho.

Quarenta e dois municípios, entre os quais o de Figueiró dos Vinhos, assinaram, com o anterior governo, no dia 29 de Abril de 2015, a criação de novas lojas e espaços do cidadão.

Os municípios envolvidos nesta fase foram os 42 das comunidades municipais da região de Leiria, Viseu Dão Lafões, Oeste e Alto Tâmega.

Esta foi uma das maiores reformas da relação do Estado com os portugueses iniciada pelo anterior governo.

A lista dos 42 municípios que assinaram, a 29 de Abril de 2015, com o governo de Passos Coelho, a criação dos novos serviços:

Pela região de Viseu Dão Lafões o projeto chega aos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

 Na região de Leiria os novos serviços chegarão a Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrogão Grande, Pombal e Porto de Mós.

No Oeste os concelhos abrangidos são Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega inclui os concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar

 

Espaço do Cidadão da União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas clique AQUI

Consulte os serviços  AQUI

 

Márcia Isabela Presidente da JSD de Figueiró dos Vinhos

Parabéns à Márcia e aos novos órgãos da JSD de Figueiró dos Vinhos.

Márcia Isabela é a nova presidente da concelhia da JSD de Figueiró dos Vinhos.   Votos de muitas felicidades no desempenho do seu novo cargo.
A jovem social democrata lidera a equipa que assume o desafio de dar uma nova vida à JSD no concelho.

As dezenas de jovens que agora assumem responsabilidades na estrutura da JSD Figueiró dos Vinhos definem como prioritária a aproximação aos jovens do concelho e o apoio ao PSD na preparação do processo autárquico de 2017.

A tomada de posse dos novos órgãos concelhios teve lugar no sábado, 18 de Junho, e contou com a participação de Deputados, de militantes de todo o distrito, bem como com a presença expressiva de militantes da JSD e PSD de Figueiró dos Vinhos.

 

Marcia Conceição 2 h g f e d c b

Tomada de Posse da JSD de Figueiró dos Vinhos. 18.06.2016

Tomada de Posse da JSD de Figueiró dos Vinhos. 18.06.2016

Assuntos mais relevantes da Reunião de Câmara de 8 de Junho 2016

Para conhecimento informo os assuntos mais relevantes da Reunião de Câmara de ontem.

Pode ver a Ordem de Trabalhos clicando  AQUI

 

Período de Antes da Ordem do Dia

Alertei o  Executivo para a necessidade de manutenção da Pista de Motocross do Douro. Esta é uma pista que foi construída, há alguns anos atrás, com a ajuda da Junta de Freguesia de Figueiró dos Vinhos e da Câmara Municipal e que necessita agora de manutenção. Seria necessário as máquinas da Câmara irem ao local e procederem a arranjos nas curvas e nos saltos.

Arranjada a pista esta pode ser uma mais-valia para Figueiró dos Vinhos.  Há um grupo de jovens interessado e empenhado em lhe dar rentabilidade e que deve merecer todo o nosso apoio. Pode a pista depois de devidamente arranjada ser um factor importante para trazer pessoas a Figueiró e contribuir assim para a economia local, a exemplo do que se passa em outros concelhos. Assim a maioria na Câmara saiba compreender e apoiar esta iniciativa.

 

 

2.Pagamentos e Outros

Disse ratificar os pagamentos apresentados no pressuposto de que foram feitos á luz da legislação vigente e obedecendo a critérios de rigor e boa gestão.

 

 

 3.1 Ratificação de atos de competência da Câmara Municipal

Disse ratificar os Atos da Competência da Câmara Municipal no pressuposto de que foram feitos á luz da legislação vigente e obedecendo a critérios de rigor e boa gestão.

 

 

5.2.1   Pinhais do Zêzere –  Associação para o Desenvolvimento  

5.2.2   Pinhais do Zêzere –  Associação para o Desenvolvimento  

Entendi ratificar os pagamentos apresentados no pressuposto de que foram feitos á luz da legislação vigente e obedecendo a critérios de rigor e de boa gestão.

 

 

5.2.5 Compensação de encargos – Presidente da Junta da União de Freguesias de Figueiró dos Vinhos e Bairradas

Muito resumidamente o que se passa é o seguinte: Os Presidentes ou membros de Junta de Freguesia deste País e em regime de não permanência têm direito pela Lei 11/96 de 18 de Abril, artigo 9º  a dispensa das suas actividades profissionais em um determinado número de horas mensais para exercício das suas funções autárquicas. Estabelece ainda o Estatuto dos Eleitos locais – Lei 29/87 de 30 de Junho, no seu artigo 2º,  nº 5,  que as entidades empregadoras dos eleitos locais … têm direito á compensação dos encargos resultantes das dispensas.

 

Vem, agora, a maioria do Executivo solicitar à Junta de Freguesia a compensação destes encargos.

 

Entendo concordar com a informação interna/parecer presente na Reunião que pede esta compensação dado que esta resulta da aplicação da lei. Aí nada a dizer. No entanto não posso deixar, relativamente a este assunto, de deixar expresso as seguintes considerações:

 

Do ponto de vista legal tem o Município direito á compensação. Do ponto de visto político não me parece correcto. Nem na oportunidade nem na substância.

 

Na oportunidade, porque este pedido de compensação surge atrasado no tempo, isto é anos depois do que deveria ter sido, e também por acontecimentos relativamente recentes que levaram a que o relacionamento da maioria do Executivo com o Presidente da Junta de Freguesia não sejam as melhores o que tudo isto conjugado se presta, naturalmente, a leituras politicas com contornos pessoais que se devem sempre evitar.

 

Na substância, porque na prática trata-se de uma forma de limitar e onerar a ação das Juntas de Freguesia cujos orçamentos, como sabemos, são já de si diminutos e já sofreram uma redução com este Executivo, para além de condicionar a intervenção dos Presidentes de Junta no tempo que podem dispor para servir a sua Freguesia e a sua população.

 

Não conheço nenhum caso idêntico no País em que uma Câmara Municipal sobrecarregue financeiramente uma Junta de Freguesia por este motivo.

 

A disponibilidade dos Presidentes de Junta de Freguesia, sejam eles quem forem, em regime de não permanência para atender, resolver e acompanhar os problemas dos seus cidadãos e a gestão do seu território mais do que ser penalizada deveria, a nosso ver e por maioria de razão, isso sim, ser incentivada e alvo de reconhecimento e apreço.

 

 

 

Feliz Dia da Criança a todas as crianças do nosso Concelho

Hoje, 1 de Junho, celebra-se o Dia Mundial da Criança.

Ao contrário do que alguns pensam o Dia Mundial da Criança não é só festa. É um dia em que, também,  se pensa nos milhões de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações.

Este dia celebra-se em todo o mundo desde 1950.  A 20 de Novembro, desse ano,  várias dezenas de países da ONU aprovaram a “Declaração dos Direitos da Criança”. Uma  lista de 10 princípios que, se forem cumpridos, podem fazer com que todas as crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.

Quando a “Declaração” fez 30 anos, em 1989, a ONU aprovou a “Convenção sobre os Direitos da Criança”, um conjunto de leis mais completo e que se tornou lei internacional em 1990.

Feliz Dia da Criança.

 

“Dia Mundial da Criança – Somos crianças e temos direitos!” é o título do folheto/cartaz editado pela Direção-Geral do Consumidor (DGC), em formato eletrónico, para celebrar o Dia Mundial da Criança.   Com incidência na saúde e na segurança, este documento chama a tenção para os direitos da criança relacionando-os com a brincadeira, o direito a brincar em segurança e a necessidade dos pais estarem informados, atentos e terem responsabilidade.

 

Somos crianças